Buscape

lomadee

sábado, 5 de janeiro de 2013

Como é um recém-nascido

O que esperar

Recém-nascidosRecém-nascidos são meio estranhos: não têm pescoço, têm um cabeção, pernas curtas e o tronco comprido. Ou seja: parecem pequenos ETs. Além disso, bebês nascidos de parto normal tendem a ter a cabeça meio pontuda. Mesmo os nascidos de cesariana chegam aos braços da mãe com o rosto inchado.
Não se assuste com as moleiras na cabeça do bebê, também denominadas fontanelas. A moleira da parte posterior do crânio leva cerca de quatro meses para fechar, enquanto a frontal, a mais conhecida, acima da testa, demora entre 9 e 18 meses.

Os órgãos genitais do bebê também costumam nascer inchados, devido à dose extra de hormônios femininos que ele recebe pouco antes de nascer; inchados também devem estar os olhos, e o rosto em geral. Nas primeiras horas de vida, os lábios ficarão mais vermelhos, e as mãos e os pés podem ter um tom azulado.

A pele do seu bebê

A pele do recém-nascido é diferente dependendo da idade gestacional em que ele nasceu. Prematuros têm a pele fininha, quase transparente, coberta de lanugo, um pêlo bem fino.

Crianças que nascem antes das 37 semanas de gravidez também podem estar cobertas do verniz caseoso, uma substância branca e viscosa que protege a pele do contato com o líquido amniótico. Bebês nascidos depois das 40 semanas podem ter uma aparência ligeiramente enrugada, e quase nada de lanugo.

As marcas de nascença -- de manchas temporariamente descoloridas até pintas permanentes -- são comuns. Manchas salmão ou avermelhadas quase sempre estão presentes nas pálpebras, na testa e na nuca.

Cerca de metade dos bebês nasce com miliária, pontinhos brancos no rosto, que parecem espinhas pequenininhas. Elas somem com o tempo.

Que cor será o cabelo?

Esteja sempre preparada para surpresas. Você e seu parceiro carregam genes de gerações anteriores. Por isso pode acontecer de casais morenos terem um filho loiro, e vice-versa. E há os casais que ganham um bebê totalmente careca. Na verdade, o cabelo de recém-nascido não diz muito sobre o cabelo definitivo da criança. Recém-nascidos de cabelo preto podem virar loiros, e loiros podem acabar ficando com cabelo castanho.

E que cor serão os olhos?

A maioria dos bebês brancos nasce com olhos azul escuro, mas a verdadeira cor demora meses para se definir -- seja castanho, verde ou azul. A cor que você verá logo depois do nascimento muda imediatamente, com o efeito da exposição à luz.

A maioria dos bebês negros e de origem asiática nasce de olho cinza escuro ou castanho, e a cor definitiva -- castanho ou preto -- se fixa entre os 6 meses e 1 ano. Em países onde há muita mistura de raças, como o Brasil, a cor dos olhos fica ainda mais imprevisível. É raro, mas existem até crianças que nascem com um olho de cada cor.

O bebê de 1 semana

Como seu bebê está crescendo

O recém-nascido ainda está se adaptando a seu novo ambiente -- que ele acha um pouco barulhento e claro demais. Mas, aos poucos, ele vai se acostumar.

Você vai notar que os braços do seu filho se movem de um jeito meio descoordenado, o que, provavelmente até o final do mês, vai mudar, à medida que ele adquirir maior controle muscular.

Ele parece levar "sustos" frequentes -- o chamado reflexo de Moro --, e pode até chorar cada vez que um ocorre. Se os "sustos" acontecerem a toda hora, vale a pena tentar enrolá-lo num cueiro, em especial na hora de dormir. As principais atividades do momento são chupar e "mastigar" as mãos.

A respiração do seu recém-nascido está carregada? Isso acontece porque um fluxo de ar muito grande está passando por vias aéreas bem pequenas, que podem estar entupidas com partículas de pó, de mantas ou até da própria roupa do bebê.

Provavelmente não há motivo para se preocupar, já que os resfriados não são tão comuns nesta fase, mas não deixe de ligar para o médico se isso estiver tirando seu sono. Talvez ele recomende o uso de soro fisiológico.

Leia mais sobre o desenvolvimento do recém-nascido.

Sua vida: aprendendo a amamentar

Provavelmente nesta semana você ainda está tentando entender como a coisa toda da amamentação funciona. Seja paciente -- acredite, com o tempo a tarefa fica mais fácil, para a maioria das mulheres! Muitas mães ficam na dúvida sobre se o bebê está mamando o suficiente, especialmente se ele quer o peito o tempo todo ou se chora após a mamada.

Uma boa maneira de avaliar é a seguinte: se seu filho mama a cada duas ou três horas ou ao menos oito vezes em 24 horas nas duas ou três primeiras semanas de vida, ele provavelmente está bem nutrido. 

O bebê de 2 semanas

Os reflexos, como chupar, fechar os dedos, piscar e direcionar a boquinha para mamar, continuam a ser fundamentais nesta semana. Às vezes o bebê vai perceber seu olhar e encarar de volta, por isso aproveite para dar um sorriso bem aberto, balançar a cabeça ou fazer algum gesto, já que esses momentos de interação ainda são fugazes.

Se seu filho está chorando ou ficando muito irritado por mais de três horas por dia, e isso acontecer durante três dias consecutivos, pode ser que ele tenha cólica. De modo geral, 1 em cada 5 crianças sofre de cólica a partir de duas a quatro semanas de vida. Elas choram sem parar e ficam muito desconfortáveis.

Caso seu bebê apresente cólicas, junte toda a paciência que conseguir, porque as próximas semanas devem ser mais difíceis. Temos, porém, muitas dicas de como ajudar você a lidar com a situação. Lembre-se também de que a cólica vai passar.

Sua vida: ajustando-se à maternidade

É provável que você e o bebê estejam mais adaptados à amamentação, o que não significa que não restem muitas dúvidas.

Aqui no BabyCenter você encontrará conselhos de especialistas, mas não deixe de falar com seu médico se precisar de mais apoio ou orientação.

O sangramento pós-parto

Talvez você note sangramento ou algum tipo de sangramento vaginal ou cólica mais forte quando estiver amamentando. Isso é apenas sinal de que o útero está se contraindo enquanto o leite desce.

Caso essa secreção continue em um tom de vermelho vivo ou em grande abundância nas próximas semanas, converse com seu ginecologista, que poderá orientá-la melhor sobre quaisquer sintomas pós-parto que a preocupem.

Outro bom motivo para uma consulta médica é se aquela famosa melancolia dos primeiros dias com o bebê, o chamado "blues puerperal", não melhorar depois de algumas semanas.

É uma vontade de chorar sem fim, que deve começar a melhorar. Se não melhorar, ela pode indicar uma depressão pós-parto, que precisa de tratamento.

Procure descansar o máximo possível sempre que o bebê tirar uma soneca ao longo do dia. Isso vai ajudar no seu humor e no sucesso da amamentação.

O bebê de 3 semanas

Dá para acreditar que o bebê já tem quase 1 mês? Passou rápido, não? Ao final desta semana, seu filho poderá levantar a cabeça um pouquinho quando estiver de bruços e até virá-la de um lado para o outro. O movimento de pernas e braços é menos descoordenado, à medida que ele ganha maior controle muscular.

Embora seja difícil de distinguir a esta altura, é possível que o bebê comece a desenvolver hábitos de sono e alimentação. Mas o próximo mês ainda trará muitas mudanças.

Uma boa forma de estimulação e entretenimento para esta fase é através de um móbile com cores, linhas e formas fortes e contrastantes; livrinhos ilustrados com desenhos desse tipo também servirão para distrair seu filho. Mas, na verdade, qualquer objeto de cores fortes serve.

Sua vida: como lidar com a falta de sono

Não dá para descrever de outra forma o que você está sentindo: exaustão, certo? A verdade é que as noites maldormidas acompanham a vida de pais e mães desde que o mundo é mundo.

Para amenizar tanto cansaço acumulado, tente dormir, ou pelo menos descansar, quando o bebê também estiver tirando a soneca dele. A sensação de exaustão acaba indo embora -- e, se não for, converse com seu médico, porque você pode estar com deficiência de ferro. Os obstetras costumam orientar as mães a continuar tomando o suplemento vitamínico durante o período da amamentação, para evitar a anemia.

O padrão de sono dos bebês costuma ser mais regular à medida que eles crescem; porém, assim como os adultos, há crianças que precisam de mais horas de sono e outras de menos. Torça para que seu filho seja da turma dos dorminhocos!

Quanto à amamentação, seios cheios demais, dores na mama, bicos dos seios rachados ou mastite são problemas comuns e para lá de incômodos na fase de amamentação, mas podem e devem ser tratados.

Não hesite em pedir ajuda, seja para o pediatra, seja para o obstetra, seja para uma especialista em aleitamento.

O bebê de 4 semanas

O bebê consegue olhar para você por mais tempo, e provavelmente ergue a cabeça quando está de bruços. Se você movimentar sua mão de um lado para o outro, a criança costuma segui-la com os olhos. Para deleite dos pais, o bebê começa a emitir os primeiros sons de "fala" para se expressar.

Tente imitar esses barulhinhos e conversar bem perto do rosto do seu filho. Fale com ele mesmo quando estiver mais longe, porque sua voz sempre será estimulante e prazerosa para a criança.

Sua vida: sentimentos variados

Com a presença de um recém-nascido na casa, o tempo passa a ser calculado de acordo com troca de fraldas e a próxima mamada, daí tantos pais e mães se sentirem muitas vezes cansados e desanimados. É uma tristeza normal, que atinge tanto as mamães quanto os papais.

Mas, se a sensação for maior do que essa -- se, por exemplo, você estiver com dificuldades para sair da cama de manhã ou se sentir constantemente agitada --, fale com seu médico, porque pode se tratar de uma depressão pós-parto, uma condição que merece atenção especial.

Se você já está pensando em começar a fazer dieta para perder os quilinhos a mais da gestação, vá com calma. Confira nossas sugestões para mães que estão amamentando.

É normal você se preocupar com o bem-estar e a saúde do bebê, por isso comece a se familiarizar com os sinais de que pode haver alguma coisa errada e é hora de telefonar para o pediatra.



O bebê de 5 semanas


Aquele sorriso do seu filho pode agora ser para valer. Dá para distinguir um sorriso intencional de um que seja puramente reflexo se ele usar o rosto todo para demonstrar o quanto está feliz.

Embora os bebês só deem risadas no momento em que estiverem aptos, você pode treinar o seu para chegar lá mais depressa com muitas brincadeiras e contato físico.

A esta altura, seu filho consegue focar o olhar em um objeto e começa a mostrar gosto por desenhos, cores e formas mais complexos. Ele já acompanha movimentos, o que significa que um simples chocalho diante de seus olhos é uma ótima distração.

Outra brincadeira estimulante é ficar bem perto do rosto dele e virar sua cabeça de um lado para o outro, o que o fará seguir o gesto e, possivelmente, presenteá-la com mais um sorriso.

Seu filho detesta a hora do banho? Nosso guia de como dar um banho de forma segura poderá ajudar você a lidar com isso.

Leia mais sobre o desenvolvimento do bebê de 1 mês.

Sua vida: fora do casulo

Você provavelmente se sente um pouco presa, especialmente se tiver muita coisa para fazer dentro de casa e não contar com ajuda. Tente sair pelo menos uma vez ao dia, e, sempre que possível, encontre as amigas para trocar dicas, corujices e, por que não, queixas.

No caso de você já ter outros filhos, a novidade de ter um irmãozinho ou irmãzinha costuma perder a graça rápido. Há crianças que pedem para os pais devolverem o bebê ou exigem atenção bem na hora das mamadas. Ou então voltam a agir como bebezinhos.

O ideal é dispor de algum tempo exclusivo para seu "bebezão" enquanto outra pessoa da família fica com o mais novo. Procure incluir o irmão mais velho nos cuidados com o bebê, transformando-o no seu "ajudante oficial".

Sapinho

Bolinhas brancas com aparência de gotas de leite ou pedaços de queijo dentro da boca do bebê podem ser sinal de "sapinho", uma infecção causada por um fungo.

Converse com o pediatra sobre a melhor maneira de tratá-la, para que não haja risco de o bebê acabar passando a micose para o bico do seu seio (no caso de você amamentar).

O bebê de 6 semanas

Nesta fase, quase metade dos bebês reconhece a mãe e o pai, por quem têm clara preferência em comparação a estranhos. Seu filho poderá até sorrir ao ver você, além de dar gritinhos e balançar as pernas de alegria.
Aos poucos, as crianças começam a ficar mais sensíveis em relação ao ambiente, reagindo de alguma forma, seja chorando ou até mesmo se agitando, com o toque de uma campainha, por exemplo. O som de uma música no rádio ou cantada por você também passa a despertar interesse.

Seu filho prestará mais atenção às coisas, olhando fixamente para um brinquedo colocado na sua frente. Para os pais, esse início das interações com o mundo externo é uma experiência extremamente gratificante, especialmente depois das semanas de trocas de fraldas, amamentação, banhos e beijos com pouca ou nenhuma resposta.

Sua vida: criando uma rotina

Aquela dose inicial de adrenalina das primeiras semanas provavelmente desapareceu, e agora sua vida mais parece uma interminável sequência de troca de fraldas, mamadas e tentativas de acalmar o bebê.

Mas em breve este dia-a-dia mais cansativo vai dar lugar a algum tipo de rotina, com sonecas mais ou menos regulares, no mesmo horário. Em algumas semanas você vai notar o surgimento de hábitos no seu bebê.

A volta à vida sexual

A consulta pós-parto com o obstetra acontece mais ou menos nesta fase. Um dos temas a ser tratado certamente será o uso de métodos anticoncepcionais para evitar uma nova gravidez tão perto da outra.

Métodos anticoncepcionais? Sim, isso quer dizer que você terá o sinal verde para voltar a ter relações sexuais. Essa volta pode não ser muito fácil. O melhor é não ter pressa e procurar conversar abertamente sobre o assunto, por mais difícil que seja. Saiba que sua vida sexual vai ficar diferente, mas a maior chance é que mude para melhor! 

O bebê de 7 semanas

O bebê perdeu aquela aparência de "bolinha" e agora já fica mais firme e alerta quando está no colo. Na posição de bruços, ele levanta a cabeça e o peito por curtos intervalos, quase como seu tivesse fazendo miniflexões de braço.

É bom colocá-lo assim, de barriga para baixo, acordado, um pouco por dia, para que ele se exercite, sempre sob a supervisão de alguém.

A partir de agora, ele vai começar a treinar para, mais para a frente, conseguir "rolar", passando da posição de bruços para a de barriga para cima, ou vice-versa.

A cada dia ele fica mais ligado a você. Quando ouve sua voz, pára de chupar a mão ou até interrompe a mamada para ouvir. Como ele já está profissional, mama bem mais rápido também.

É ótimo conversar bastante com seu filho, repetindo os sons que ele fizer ou contando para ele o que estiver fazendo pela casa. Esse tipo de interação estimula o desenvolvimento da linguagem, além de ser reconfortante para o bebê.

E em breve ele começará a emitir muitos outros sons também, então prepare-se para a língua do "ma-ma-ma" e do "ba-ba-ba".

Veja algumas sugestões de como tratar assaduras e de como fazer o bebê arrotar para aliviar os gases.

Como fica sua vida

Se você está de licença-maternidade, já precisa começar a pensar no que vai fazer quando voltar ao trabalho. Encontrar uma boa escola ou creche pode ser uma tarefa demorada. Analise também se vale mais a pena contratar uma babá ou deixar parentes tomarem conta do bebê.

Você conseguiu amamentar o seu bebê? Algumas mulheres infelizmente não conseguem, mesmo com toda boa vontade do mundo. Se esse foi o seu caso, reflita para ver como se sente em relação ao que aconteceu. Você está tranquila? Ou se sente culpada?
Converse sobre o assunto com seu parceiro, com uma amiga ou até com o pediatra do bebê.

O bebê de 2 meses, 1a. semana

Rápido demais! De agora em diante, ele vai ganhar mais de meio quilo por mês. Seu filho também está ficando mais forte. Embora ainda não consiga manter a cabeça erguida, você notará que ele provavelmente vai levantá-la por alguns segundos. Os olhos do bebê podem agora focar objetos a 20 centímetros de distância e segui-los de um lado para o outro.

Algumas crianças começam a notar as próprias mãos, o que é o primeiro estágio para que possam estendê-las para pegar alguma coisa um pouco mais tarde. O bebê distingue vozes familiares de outros sons e ouve melhor. Repare como ele olha ao redor para procurar de onde vêm os sons.

Considere-se uma mãe de sorte se seu filho estiver dormindo a noite toda (o que quer dizer em blocos de cinco a seis horas). Com 2 meses de vida, a maioria dos bebês ainda acorda no meio da noite.

O que você vai perceber é que, durante o dia, ele ficará acordado por mais tempo -- algumas crianças desta idade chegam a até 10 horas despertas ao longo do dia (com intervalos para as sonecas).

Um fato interessante é que crianças mais notívagas ou mais dorminhocas tendem a manter o mesmo padrão de sono por toda a infância.

Sua vida: tornando-se uma mãe confiante

Sua autoconfiança como mãe está crescendo, embora você provavelmente esteja se sentindo bastante cansada e torcendo para que as mamadas do meio da noite tenham um fim. Tente tirar uma soneca quando seu filho dormir durante o dia, especialmente se tiver outro mais velho já na escola.

Apesar de a amamentação, as trocas de fralda e os banhos já terem virado rotina, eles ainda ocupam boa parte do seu dia. Uma boa mudança é que agora o bebê parece notar mais suas ações e, como recompensa, distribui lindos sorrisos.


O bebê de 3 meses, 1a. semana

Seu filho consegue manter a cabeça erguida para ver o que está acontecendo à sua volta? Aos 3 meses, muitas crianças já tem maior flexibilidade nas articulações e passam a acenar e dar chutes com mais força, além de abrir os dedos e juntar as mãozinhas.

Alguns bebês não acordam mais para mamadas no meio da noite, dando aos felizardos pais a chance de redescobrir o sono. Mesmo que seu filho ainda precise mamar durante a noite, a esta altura ele já deverá dormir por mais horas seguidas. Isso não é regra, contudo, e algumas crianças continuam a ter o sono entrecortado.

Caso você não tenha uma rotina para a hora de dormir, pense na possibilidade de adotar uma.

É provável que seu filho ainda distribua sorrisos para todos que conhece, mas essa simpatia toda está para mudar. Em breve, em meio a grupos maiores ou entre estranhos, o bebê poderá precisar de mais tempo para se adaptar e se soltar.
O lobo temporal do cérebro do bebê, que lida com a audição, a linguagem e o olfato, está em grande atividade. Aproveite para conversar bastante, tocar músicas e ler em voz alta para ele.

Leia mais sobre o desenvolvimento do bebê de 3 meses.

Sua vida: alterações de humor que não melhoram

Anda tão ocupada cuidando do bebê que nem teve tempo de pensar na sua própria vida? Leia nossos artigos sobre a recuperação física no pós-parto, mudanças no seu humor e como se ajustar à nova vida de mãe.

Caso as semanas após o nascimento do bebê tenham passado e você ainda se sinta muito ansiosa ou com grandes alterações de humor, não deixe de conversar com o médico. Acredita-se que cerca de 10 por cento das mães de primeira viagem sofram de depressão pós-parto, uma doença real, porém tratável.

Dicas

Seu parceiro provavelmente se sentirá mais ligado ao bebê agora que ele está maior e interage mais com a família. Para fortalecer esses laços ainda mais, incentive-o a dar banho ou ler para o bebê com frequência.

Eczema ou dermatite podem causar muito incômodo aos bebês. Veja o que você pode fazer para prevenir esse tipo de irritação na pele. 
 
 

O bebê de 4 meses, 1a. semana

É possível que você já esteja pensando em acrescentar algum novo alimento na dieta do bebê. Os especialistas consideram que ainda é cedo, e a recomendação do Ministério da Saúde é que se mantenha o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade.

Muitas mães estão se organizando para voltar ao trabalho, o que acaba atrapalhando a amamentação. Para saber mais sobre o assunto, leia nosso artigo sobre introdução de alimentos sólidos.

O bebê começa a se desenvolver para no próximo mês ter força para se sentar sozinho por alguns segundos. Você pode deixar o encosto do carrinho mais levantado para que ele veja o mundo melhor durante o passeio (não se esqueça de prendê-lo bem com o cinto de segurança).

Muitos pesquisadores acreditam que crianças desta idade entendem todos os sons básicos que formam sua língua natal. Algumas sílabas começam a ser pronunciadas, como "ma-ma", "da-da" ou "aga", porém seu filho ainda não desenvolveu a habilidade de ligá-las a pessoas ou objetos.


Sua vida: comunicando-se com o bebê

A cada dia a personalidade do bebê revela-se mais um pouco, e a comunicação entre vocês aumenta. Ele responde a estímulos com animadas expressões faciais e movimentos do corpo. Auxilie nesse processo "imitando" os gestos e sons do seu filho, o que o alegrará e mostrará que você o entende.

Procure encontrar um tempinho para se exercitar. Se não der para fazer uma aula ou ir à academia, pelo menos aproveite todas as oportunidades possíveis para caminhar. Coloque o bebê no carrinho e faça tudo o que puder a pé. Seu filho também vai gostar do passeio. 

O bebê de 5 meses, 1a. semana

Você já deve ter notado como seu filho está ficando mais sociável. Ele demonstra o quanto gosta de atenção e está aprendendo a conquistá-la.

À medida que desenvolve mais habilidades físicas -- de levantar a cabeça e os ombros a estender os braços e as pernas --, você vai perceber como ele busca chamar a atenção com gestos e barulhos antes de começar a chorar.

Nos próximos três meses, o bebê vai aprimorar seu próprio jeito de expressar o que sente, quer e precisa.

Seu filho também mostra o quanto está apegado a você ao esticar os bracinhos quando quer colo ou ao chorar quando vê você sair. Algumas crianças já dão abraços e até o que parece um beijo.

Leia mais dados fascinantes sobre o desenvolvimento do bebê de 5 meses.

Sua vida: a volta do sexo

A maternidade virou o relacionamento com seu parceiro do avesso? Se serve de consolo, você não está só. A maternidade afeta todos os aspectos da vida de um casal -- do sexo à redistribuição de tarefas domésticas, passando pela criação de uma nova lista de prioridades na família. A maioria dos casais precisa de tempo para se adaptar.

Encontrar um momento livre e a energia para o sexo quando se tem um bebê em casa é difícil, especialmente porque as crianças parecem ter radar para chorar nas ocasiões mais inoportunas! Mas, com paciência e um pouco de esforço e planejamento, tudo é possível.
 
 
 

O bebê de 6 meses, 1a. semana

Parabéns pelo "meio aniversário"! Nesta fase, em algumas crianças, o primeiro dente aparece, geralmente um dos inferiores frontais, seguido pelo vizinho e depois pelos superiores frontais.

Tente desde já estabelecer uma rotina para limpar dentro da boca do seu filho, seja com o dedo, uma gaze ou uma escovinha de dentes (sem pasta, por enquanto). Faça disso um hábito para que ele se acostume e não se incomode quando tiver que escovar os dentes para valer.

Seu bebê de 6 meses já se diverte com brincadeiras de esconder e brinquedos com peças que pulam. Ele poderá conseguir separar bloquinhos por tamanho. Se estiver olhando em um espelho e, de repente, você aparecer nele, é provável que se vire para procurá-la atrás de si, em vez de acreditar que você está dentro do próprio espelho.

A coordenação motora do seu filho também está evoluindo. Entre as novidades está a capacidade de passar um objeto de uma mão para a outra, segurar um copinho com alças laterais sem ajuda, bater brinquedos, juntar as mãos e pegar alguma coisa somente com uma mão.

Leia mais dados fascinantes sobre o desenvolvimento do bebê de 6 meses.

Sua vida: de olho nas finanças

Mesmo que não tenha feito as contas na calculadora, você certamente já deve ter percebido o quanto os gastos subiram desde a chegada do bebê.

É claro que ele vale cada centavo, mas isso não quer dizer que ajustes financeiros não sejam necessários para arcar com tantas fraldas descartáveis, roupinhas que não duram nada, carrinhos de passeio, cadeirão e mais um arsenal de novas necessidades. Isso sem contar quem precisa pagar por uma babá ou um berçário.

O melhor a fazer para evitar surpresas desagradáveis na conta corrente é colocar tudo na ponta do lápis e saber exatamente qual é a despesa mensal da casa. Você certamente terá gastos inesperados, mas pelo menos já saberá qual é a margem de manobra para lidar com eles.

Veja estratégias para economizar no supermercado e dicas para conseguir juntar dinheiro para o futuro.

O bebê de 7 meses, 1a. semana

Parece que ele nasceu ontem, mas de repente seu filho já demonstra os primeiros sinais de independência. Logo, logo ele vai conseguir sentar direitinho sem precisar de nenhuma ajuda e poderá até começar a engatinhar (ou se arrastar pelo chão com o bumbum).

Com toda essa independência vêm também as inevitáveis quedas da infância. Por mais que você procure deixar a casa o mais segura possível para que ele transite sem sustos, vai ser impossível que um dia o bebê não bata joelhos e cotovelos ou não arranje um belo galo, então o melhor a fazer é não se culpar quando acontecer.

Os sentimentos do bebê passam a ser mais aparentes, seja através de grandes sorrisos para um rosto familiar ou um choro sentido se algo lhe é tirado das mãos. À medida que cresce, seu filho aprenderá a compreender e imitar os humores alheios.

Leia mais dados fascinantes sobre o desenvolvimento do bebê de 7 meses.

Sua vida: confie na sua intuição

Intuição de mãe e pai não é um mero clichê. É uma ferramenta que existe e é muito poderosa. Bons médicos sabem confiar na intuição dos pais. Afinal, você é quem mais conhece aquele serzinho que mora na sua casa desde que nasceu.

O famoso médico Benjamin Spock, autor de clássicos sobre o cuidado de crianças, escreveu: "Confie em você mesmo. Você sabe mais do que acha que sabe." Se você achar que alguma coisa não está bem com seu bebê, leve a sensação a sério.

O que fazer então? Tome nota da sua observação para não se esquecer de mencionar para o médico na próxima consulta. Procure ajuda médica se achar que seu filho está com alguma coisa mais grave.

Sim, às vezes você vai se enganar, vai se preocupar demais sem necessidade, mas isso acontece com todo mundo. Com o tempo e a experiência, você vai se acostumando a perceber em quais "pulgas atrás da orelha" precisa prestar mais atenção.

O bebê de 8 meses, 1a. semana

O bebê está cada vez mais ágil, então é importantíssimo que ele possa se movimentar de um lado para o outro da casa sem riscos.

Certifique-se de que a disposição dos móveis, tapetes e enfeites é segura para ele, ou o mantenha afastado de certas partes da casa (como cozinha, área de serviço e banheiro, os locais onde mais acidentes acontecem).

Você também vai notar que seu filho começa a mostrar o que gosta e o que não gosta. Se tirar um brinquedo dele, provavelmente vai ouvir um berreiro.

Se sair de perto dele, ouvirá reclamação. Trata-se da chamada ansiedade de separação -- é um momento em que o bebê passa a demonstrar uma forte ligação em relação a você e às pessoas que geralmente cuidam dele.

Leia mais dados fascinantes sobre o desenvolvimento do bebê de 8 meses.

Sua vida: tempo para o casal

Um bebê novinho em casa consome muita atenção, especialmente para os pais de primeira viagem, mas é fundamental que você e seu parceiro tenham algum tempo sozinhos.

O primeiro passo para superar o terremoto na vida amorosa de vocês que foi a chegada do bebê é reconhecer o "estrago". A sinceridade numa boa conversa para lembrar tudo que vocês sentem falta pode ser um grande alívio para os dois lados.

Faça planos específicos para ficar juntos. Um compromisso mesmo: cinema uma vez por mês, pelo menos, ou algum outro tipo de ritual. Procure retomar as experiências que lhe dão prazer com seu parceiro. Isso tem que ser uma prioridade.

Se a divisão de tarefas da casa estiver injusta, isso vai causar ressentimentos e atrapalhar a relação de vocês. O melhor a fazer é abrir o jogo -- e aí tentar achar uma solução, mesmo que ela seja baixar os padrões de exigência. Facilitar a vida diminui o estresse, e com menos estresse vocês têm mais tempo para se curtir e curtir o bebê. 
 

O bebê de 9 meses, 1a. semana

Seu bebê está ficando de pé segurando-se nas coisas? Ele já está treinando para andar. Mas muitos bebês desta idade estão mais interessados é no chão mesmo. Ainda mais quando começam a se arrastar ou engatinhar por aí.

Ele também está desenvolvendo rápido o uso da linguagem. Ouve atentamente e absorve tudo a sua volta. Você vai notar que ele está começando a entender palavras e expressões simples.

O melhor jeito de incentivá-lo é conversando com ele, mas que não seja de uma forma diferente da que você usaria com qualquer outra pessoa. A personalidade está ficando mais evidente, e a família começa a distinguir se se trata de uma criança tímida ou extrovertida.

Leia mais dados fascinantes sobre o o desenvolvimento do bebê de 9 meses.

Como fica sua vida

Lembra como, na gravidez, você cuidava direitinho de si mesma? Tomando bastante água, prestando atenção no que comia? Outros nove meses já se passaram desde que o bebê chegou, e é bem provável que não tenha sobrado quase nada de toda aquela atenção para você.

É importante você cuidar também da sua saúde para que possa ser a melhor mãe (ou pai) possível para o seu bebê.

Por exemplo: quando pensar em lanchinhos saudáveis para o seu filho, preocupe-se também em ter alguma coisa de boa qualidade para você comer, em vez de pensar "Ah, eu me viro." É uma boa oportunidade de começar -- ou recomeçar -- a comer coisas mais saudáveis, já que agora sua geladeira está recheada de frutas, legumes e verduras para a alimentação do bebê.

Daqui a pouco seu filho vai comer a mesma comida da casa e você será o maior exemplo. Quer incentivo maior para a criança comer verdura do que a constatação de que a verdura faz parte da alimentação de rotina da família inteira, tão comum quanto o arroz e o feijão?