Buscape

lomadee

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O início

                                               

                                                     


Qual a Idade ideal para se ser mãe?

Mae e Filho
Mae e Filho
Atualmente os casais adiam a decisão de ter um filho, mas a pergunta sobre se existe uma idade “ideal” para ser mãe, permanece. As regras do jogo mudaram: agora a mulher tem filhos mais tarde, os casais pensam maduramente sobre a decisão de serem  e o cenário da maternidade parece  ter-se flexibilizado. No entanto perguntamos a nós próprios se existe um momento “ideal” para se ser mãe… Por isso, analisámos detalhadamente este controverso tema.
No passado as meninas desejavam casar desde cedo, isto reflectia com bastante clareza as expectativas de qualquer adolescente. O pacote matrimonial incluía um vestido imaculado, cerimonia na igreja, um banquete de casamento, pompa e circunstância…e pouco tempo depois, um filho.
No imaginário social dos fins do século passado, havia um momento no qual se partia do principio que uma jovem devia encontrar um “bom rapaz”, atraente, um promissor marido e um bom futuro pai. Assim o imaginavam os pais para o futuro das suas filhas. Hoje, a história mostra-nos que as coisas mudaram.
Na realidade, uma jovem que termine o curso secundário quase sempre inicia uma carreira universitária, ou começa a trabalhar para colaborar no sustento da sua própria família de origem. Desta maneira, se existe um namorado ou alguém com quem sair, a curto prazo ela não pensa em casamento e muito menos em ter filhos. A prioridade é concluir o curso, e obter um “canudo” que a habilite a trabalhar naquilo que escolheu como modo de vida e de sustento.
É claro que querer a independência económica, procurar casa própria ou alugar um apartamento e viver sozinha, era uma situação impensável nesses tempos, e se isso acontecia era à custa de brigas e zangas, e discussão com os pais, que não podiam compreender a necessidade de autonomia da sua filha. Nem suspeitavam que se tratava, simplesmente, do desejo de construir o próprio ninho libertando-se da infância, da adolescência, dos papás, para começar uma vida independente sem precisar de um casamento convencional para o obter.

Concepção assistida - As chances de sucesso

As chances de sucesso
Como cerca de três em cada cinco casais submetidos a um único ciclo de tratamento de concepção assistida não têm um bebê, é fácil falar em fracasso. Mas a verdade é que os índices globais de sucesso da concepção assistida são quase tão bons como o da natureza e algumas vezes até melhores. A probabilidade de sucesso aumenta a cada ciclo em que se tenta determinado procedimento. Depois de quatro ciclos de tratamentos esse índice "cumulativo" de gravidez pode chegar a 60% por casal após o tratamento por FIV ou GIFT. A concepção, porém, é mais difícil em mulheres acima dos 40 anos. Os últimos resultados no tratamento da infertilidade masculina por ICSI mostram que homens com distúrbios no esperma têm agora chances bem maiores de gerar filhos.
Um bebê sadio?
A probabilidade de ocorrer um aborto ou um bebê com anormalidade é a mesma, tanto após a indução de ovulação como após a concepção natural. Os riscos existentes dependem da idade da mãe e de fatores genéticos. Se você ficar grávida após esse tratamento, não serão necessárias quaisquer medidas especiais; a gravidez será tratada exatamente como qualquer outra. O trabalho de parto e a amamentação não serão afetados de nenhuma maneira.
O sucesso e as complicações
Como todos os métodos de concepção assistida oferecem uma probabilidade restrita de concepção existe um grande risco de desapontamento. Entretanto, conforme mostram os estudos, as probabilidades de gravidez realmente aumentam com os ciclos adicionais, sendo comparáveis às naturais. Dependendo de um número enorme de variáveis a faixa de sucesso pode variar de 10 a 60% por ciclo.
Um efeito colateral importante com o tratamento é a gestação múltipla, que deve ser levada em consideração pelo casal. Outro perigo na concepção assistida é a "síndrome da hiperestimulação ovariana" (OHSS) que é decorrente de uma resposta exacerbada da estimulação ovariana. É para evitar este risco, assim como o de gestação, que o monitoramento do crescimento folicular deve ser rigoroso.
Glossário
FIV: Fertilização in vitro com transferência uterina de embrião, procedimento no qual um óvulo é removido de um folículo e fertilizado por espermatozóides fora do corpo da mulher.
GIFT: Transferência intratubárea de gametas: procedimento no qual o óvulo é coletado e imediatamente misturado com espermatozóides preparados.
Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi - Colunista do Guia do Bebê
Dr. Arnaldo Schizzi Cambiaghi
Ginecologista Obstetra especialista em Reprodução Humana e Cirurgia Endoscópica

1 Semana de Gravidez

1º mês lunar - 1ª semana
Minha Gravidez Semana a Semana
A primeira semana da gravidez é a semana da sua última menstruação, já que normalmente não é possível saber com exatidão o dia da concepção, utiliza-se o primeiro dia de sua última menstruação como referência para o início da contagem das semanas de sua gravidez.
A ovulação, ou seja, a liberação do óvulo pelo ovário, ocorre 14 dias antes da próxima menstruação. Em ciclos menstruais de 28 dias, ocorre na metade.
Assim, o corpo começa a se preparar para receber um novo óvulo que poderá ser fecundado. Dentre as modificações maternas, o endométrio, camada mais interna do útero, prolifera para receber o ovo (óvulo fecundado) e o muco cervical torna-se menos consistente, facilitando a passagem dos espermatozóides através do colo uterino. No dia da ovulação, o corpo pode ter sua temperatura elevada em 1°C. O óvulo liberado pelo ovário migra para a trompa.
O melhor é planejar a vinda do bebê, pois assim poderá evitar o uso de fumo, drogas, bebidas e anticoncepcionais no início da gravidez que podem trazer prejuízos ao desenvolvimento do bebê, preparando o seu corpo para que receba o embrião da melhor forma possível.
A importância do planejamento da gravidez
Existem ações que são feitas antes mesmo da gravidez começar que ajudam na prevenção de doenças.
Uma delas é a ingestão de ácido fólico três meses antes da concepção e no primeiro trimestre da gravidez. Essa atitude traz maiores benefícios para o fechamento do tubo neural do bebê e previne contra a chamada anemia macrocítica. O ácido fólico é encontrado em alimentos como brócolis, espinafre, gema de ovo, fígado, feijão, peixes, mas em quantidades insuficientes para suprir as necessidades da mulher que deseja engravidar.
Se o tubo neural não se fechar completamente provocará defeitos na coluna vertebral e problemas no desenvolvimento neurológico do bebê. A ultrassonografia de 2º trimestre é importante no diagnóstico de patologias associadas ao fechamento do tubo neural.
Às vezes só com alimentação a ingestão de ácido fólico não é suficiente. Seu médico saberá te indicar a dose certa.


2 Semanas de Gravidez

Minha Gravidez Semana a Semana
A fecundação, isto é, o encontro do óvulo com o espermatozóide, ocorre ao fim da segunda semana, geralmente na trompa.
Um único espermatozóide de milhares contidos no sêmem do homem é capaz de fecundar o óvulo. Nesse momento, as características físicas do seu bebê são definidas como a cor dos olhos e cabelo, sexo e estatura.
O ovo ou zigoto, como o óvulo fecundado é denominado, passa a se dividir em milhares de células enquanto se dirige ao útero que se prepara para recebê-lo tornando-se mais espesso.
Álcool
O álcool usado excessivamente durante a gravidez traz sérios prejuízos ao desenvolvimento do seu bebê.
Uma mãe alcoólatra pode causar no seu bebê a "Síndrome fetal pelo álcool", que tem como seqüela o retardo mental.
Bebida alcoólica para a mamãe é desaconselhável.

3 Semanas de Gravidez

Minha Gravidez Semana a Semana
Nesta semana o zigoto se implanta no endométrio (revestimento do útero) podendo ocorrer um pequeno sangramento que não prejudica a gravidez ou um corrimento vaginal intenso.
O zigoto continua a se multiplicar e desenvolver rapidamente. A partir do momento em que se implanta no útero, começa a formação da placenta.
A placenta alimenta o bebê durante toda a sua estadia dentro do útero. Ao fim da gravidez, esta pode chegar ao peso de 400g.
Se a mãe pudesse ver esse pequeno aglomerado de células, o tamanho seria de uma cabeça de alfinete.
Nenhum sintoma é sentido pela mãe ainda. Só uma mulher que conhece muito bem seu corpo e estiver muito atenta a qualquer sintoma diferente saberá que está grávida.
Cigarro
Ficar longe dos cigarros e de pessoas fumantes é a melhor opção da futura mamãe. Os cigarros, além dos prejuízos para a mamãe, podem causar aborto, partos prematuros e baixo peso ao nascer, mesmo que o bebê não seja prematuro.
Precisa de mais para ficar longe dos cigarros? Claro que não.


4 Semanas de Gravidez

Minha Gravidez Semana a Semana
A menstruação esperada não aparece. Aqui a suspeita da gravidez começa. Alguns sintomas podem começar, tais como seios doloridos e inchados, escurecimento da aréola, cansaço, sonolência e náuseas.
O zigoto mede um pouco mais de 1mm. Ele começa a se dividir em três tecidos diferentes (folhetos germinativos):
- ectoderma - que futuramente será pele, cabelos, olhos, esmalte dos dentes e sistema nervoso
- mesoderma - se transformará em esqueleto, músculos, rins, coração e vasos sangüíneos
- endoderma - formará os pulmões, fígado, sistema digestivo e o pâncreas.
A placenta ainda se desenvolve. Ela trará oxigênio e nutrientes para o embrião, além de produzir os hormônios da gravidez (progesterona e estrogênio). Ela está ligada ao embrião pelo cordão umbilical, em formação como a rede vascular, que fará trocas com o sangue materno.
Ao fim dessa semana, o zigoto apresentará também um tubo neural (que será o sistema nervoso), notocorda e intestino primitivo (arquêntero). O embrião estará alojado na parte superior do útero envolvido por uma bolsa cheia de líquido amniótico chamada de saco gestacional, que o protegerá de traumas e infecções até a 12ª semana ou 3 meses.
O líquido anmiótico se renova a cada seis horas e chega a 1 litro ao fim da gravidez.
Confirmação
A confirmação da gravidez pode ser diagnosticada através de exames de urina ou de sangue.
Todos têm grandes probabilidades de acerto, mas o exame de sangue é o mais precoce e confiável (a partir de 15 dias da concepção).
Tanto na urina como no sangue é identificado o hormônio gonadotrofina coriônica que só a placenta produz.

5 Semanas de Gravidez

2º mês lunar - 5ª semana
Minha Gravidez Semana a Semana
O zigoto já é chamado de embrião e mede 2mm.
O esqueleto do bebê começa a se formar, assim como o coração. O sistema nervoso central (base para o cérebro e medula espinha) e músculos ganham forma.
Com as alterações hormonais, as unhas das futuras mamães podem ficar mais resistentes. Poderá sentir vontade de urinar constantemente e isso a acompanhará a gravidez toda. Alterações no humor também podem aparecer.
Para aliviar o cansaço, alimente-se de modo balanceado e saudável. Nunca tome remédios, mesmo os quais esteja acostumada, sem consultar o seu médico. Eles podem atrapalhar no desenvolvimento do seu bebê.
Os enjôos são mais freqüentes, o olfato fica mais apurado por causa das alterações hormonais. Isso ocorrerá somente no primeiro trimestre da gravidez.
Para aliviar os enjôos, não fique muito tempo sem comer, coma pelo menos a cada três horas, evite gorduras e beba bastante líquido (não quando estiver enjoada).
Após o diagnóstico de gestação pela dosagem hormonal, o pré-natal já pode ser programado. Na primeira consulta, devem ser realizadas as investigações de possíveis queixas, a orientação quanto aos sintomas e a solicitação de exames laboratoriais de rotina para a identificação de possíveis patologias que possam gerar problemas no transcorrer da gravidez, como anemia, infecção urinária, sífilis, rubéola, toxoplasmose, AIDS, diabetes.
Atenção ao seu tipo sanguíneo
É bom saber o seu tipo sanguíneo, pois ele pode reagir com o sangue do bebê na hora do parto.
Se o tipo sanguíneo da mãe for Rh negativo e do bebê Rh positivo, na hora do parto esses sangues entrarão em contato. Se for a primeira gravidez da mamãe não haverá problemas, pois o corpo dela reagirá com a formação de anticorpos para o tipo de sangue Rh positivo.
Mas se for a segunda gravidez, os anticorpos já existentes da primeira gestação irão atacar o sangue Rh positivo do bebê, provocando eritroblastose fetal, que causará anemia profunda, surdez e deficiência mental no bebê.
Diante disso, a mãe deve procurar um médico para saber seu tipo sanguíneo e fazer exames no primeiro e último trimestre da gestação e se preciso tomar uma vacina para prevenir esse problema durante o parto.
Lembrete
É importante lembrar que o uso de tinturas, alisantes ou qualquer produto químico no cabelo é prejudicial ao bebê, pois substâncias entram na corrente sanguínea da mamãe e podem chegar até o feto.
Peça orientação ao médico de quais produtos e a partir de quando usar.
Ingestão de bebidas alcoólicas são desaconselháveis. Fumar cigarros ou estar perto de quem fuma também.

6 Semanas de Gravidez

Minha Gravidez Semana a Semana
O tamanho do embrião é de 4mm. A medida é feita por ultrassonografia endovaginal, da cabeça ao bumbum, pois o bebê permanece encolhido em forma de "C" e não é possível medir por inteiro. Na última semana de gestação citaremos a medida total.
O coração, um minúsculo tubo, já começa a bater. O cérebro cresce.
Nesse período tem que tomar muito cuidado com seus hábitos e alimentação. Partes importantes estão se desenvolvendo e más formações podem acontecer. Coração, pulmões, fígado, intestino e rins estão se desenvolvendo. O tubo neural (parte que liga o cérebro com a coluna vertebral que está sendo delineada) se fecha. Características da face começam a aparecer.
Brotos dos membros superiores e inferiores estão em fase de formação.
A mãe pode notar que a cintura aumentou um pouco. É normal a futura mamãe se enjoar muito, não comer direito ou vomitar, podendo perder peso, mas algumas mulheres já começam a ganhar alguns gramas ou até quilo.
Enjoos ainda são frequentes, azias e prisão de ventre podem aparecer como desejos por alguns alimentos e repulsas por outros.
Cuidados com o peso
Desde o início da gravidez é preciso muita atenção com a alimentação. É ela que garantirá o ótimo desenvolvimento e crescimento fetal. Mas boa alimentação não quer dizer "comer por dois!".
Um ganho de peso exagerado aumenta os riscos de sua gestação desenvolver complicações para você e seu bebê até durante o parto. Portanto, procure ganhar em torno de 1 a 1,5 quilo por mês.
Faça refeições balanceadas ricas em nutrientes, como cálcio, vitaminas, ferro, magnésio, iodo e zinco. Beba muito líquido, de preferência água.
Cuidados também para a mamãe que enjoa muito e chega a vomitar. Perda de peso é tão perigoso quanto exagerado ganho.
Nos dois casos, procure sempre seu médico para pedir orientações.
Minha Gravidez Semana a Semana
Nesta semana há um crescimento rápido. Ao fim da sétima semana o embrião pode chegar a 13mm e pode pesar 0,8g.
Pulmões, rins e órgão sexual interno estão quase formados. São perceptíveis à ultrassonografia endovaginal os olhos, orelhas e boca. O coração bate a 150 batimentos por minuto e já faz circular sangue pelo corpo.
O cordão umbilical desenvolve-se e a placenta está pronta. Os primeiros movimentos começam, mas ainda não são sentidos pela mamãe.
Mudanças no corpo da mulher ainda não são notadas pelas outras pessoas. Há o fechamento da passagem do colo do útero que tornará a abrir na hora do parto. Se a prisão de ventre for muito incômoda, tome muito líquido e coma alimentos ricos em fibras.
Exames extras
Existem exames específicos que servem para descobrir se há algum risco de o bebê nascer com problema genético ou congênito.
São exames escolhidos dependendo da idade e saúde materna e do histórico familiar do casal.
Converse com seu médico e verifique se são necessários para você.

Desenvolvimento do feto … da 8ª à 10ª semana de gravidez

8ª semana de gestaçãoSemana 8

O embrião mede aproximadamente 15 mm. Através de ecografia é possível verificar o botão embrionário e, com o aspecto de uma luzinha intermitente, também o coração. Os órgãos mais importantes já estão formados e continuam a crescer. Os dentes e músculos faciais estão a formar-se. Os braços e pernas crescem visivelmente assim como os dedos. No caso dos meninos também começa a aparecer o pénis. Como o útero continua a crescer a mãe pode sentir dor na parte inferior do seu abdómen.

Toxoplasmose

Toxoplasmose é  uma doença transmitida por fezes de gatos. Esta doença não prejudica a mãe, ms pode causar graves problemas cerebrais ao bebé entre outros. Não se esqueça de lavar bem as suas mãos e os alimentos.

9 semanasSemana 9

 O embrião mede entre 17 e 22 mm. Mediante uma ecografia, podemos verificar que já se move; no entanto, a mamã somente se aperceberá dos famosos “pontapés” por volta do quinto mês. A cabeça do bebé é bem maior que o resto do corpo. Ter cuidados com a higiene oral, pois neste período as gengivas da mãe podem estar amolecidas e sangrar com facilidade, os cabelos e a pele estão mais secas e limpas.

Semana 10

O embrião mede cerca de 3 cm. Começa a distinguir-se a parte da cabeça, o corpinho e alguns vestígios dos membros. O traço mais proeminente é que a cabeça começa-se a desenvolver-se mais depressa que o resto do corpo. Começa a definir-se o rosto e a formar-se aquilo que serão os dentes de leite. Os órgãos internos que vão dar origem aos grandes sistemas: digestivo, urinário, circulatório, pulmonar, sistema nervoso central e periférico, pele e anexos, continuam o seu desenvolvimento. No entanto, o crescimento do embrião tanto em altura como em peso não é significativo. O seu coração já está formado. Os seus dedos começam a separar-se. A fase critica das malformações congénitas já foi ultrapassada. Através da ecografia é possível medir a da translucência da nuca fetal que constituiu um marcador de algumas patologias nomeadamente de doenças tubo neural e cromossomopatias. Devido ao aumento de hormonas pode existir muita sensibilidade, irritabilidade ou choros fáceis por parte da mamã, por outro lado começa a diminuir os enjoos e a azia.


Desenvolvimento do feto … da 11ª à 13ª semana de gravidez

Semana 11

Agora o embrião já se chama feto. Já mede 4 cm, mas se pudéssemos endireitá-lo (está dobrado) alcançaria os 5,5 cm. Os principais órgãos encontram-se definidos e em desenvolvimento. A cabeça encontra-se inclinada para a frente e o seu tamanho é igual ao resto do corpo, situação que se manterá até ao final do primeiro trimestre. Os dedos das mãos e dos pés já têm unhas macias. O nariz encontra-se formado, mas os orifícios nasais estão obstruídos com pele. O seu intestino já consegue realizar pequenas contracções naturais.

Sexo do bebé

Daqui a algumas semanas já será possível detectar o sexo do seu bebê (18ª semana), que é determinado desde da concepção. É o espermatozóide o qual fecunda o óvulo que determinará o sexo do bebê. Sabe por quê? Porque as mulheres têm cromossomos sexuais do tipo XX e os homens do tipo XY. O embrião leva um cromossomo da mamã e do papá. Sendo a mulher XX, o óvulo que produzirá terá o cromossomo X, já os espermatozóides podem levar o cromossomo X ou Y. Se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo X, o embrião ficará com dois cromossomos X, o que determina o sexo feminino. Agora, se o espermatozóide que fecundar o óvulo contiver o cromossomo Y, o embrião terá os cromossomos XY, o que determina o sexo masculino. Ou seja, se os pais programarem um menino e nascer uma menina, por exemplo, a “culpa” é toda do papá, que mandou um X em vez de Y.

12ªsemanaSemana 12

O feto mede 5 cm, e esticado 7,5 cm. É capaz de mover os bracinhos e as pernas, e de fechar e de abrir as mãos. Continuam a modelar-se os traços do rosto. Formam-se os folículos pilosos, que darão origem aos pêlos. Já tem pálpebras, embora ainda estejam fechadas. Apesar dele se mexer bastante ainda não é sentido pela mamã. A placenta é responsável pela sua nutrição.A boca abre e fecha e pode sugar e engolir líquidos que o envolve. Seu corpo começa a produzir alguns hormônios. A vontade de ir á casa de banho aumenta,já que o crescimento do útero comprime a bexiga.

Atenção

Procure o seu médico ou recorra ás urgências caso exista sangramento vaginal ou corrimento vaginal forte, dor ou alteração abdominal, dores de cabeça fortes e constantes, dor ou sensação de ardor ao fazer xixi, vômitos freqüentes, desmaios ou confusão mental.

13-semana.Semana 13

O feto mede 6 cm, e 8,5 cm se pudéssemos esticá-lo. A cabeça equivale a um terço do comprimento do corpo. Começam a formar-se os ossos, num principio de tecido cartiginoso que se calcificando. O rosto continua a definir-se. O feto já está totalmente formado. A partir de agora inicia-se a fase de maturação dos órgãos.


Desenvolvimento do feto … da 14ª à 15ª semana de gravidez

14-semanaSemana 14

 O feto mede 7 cm, e 10 cm da cabeça aos calcanhares. Se for menino, já tem “pilinha”. Se for menina, formam-se os ovários. Começam a desenvolver-se os músculos. Aparece o lanugo, penugem protetora, em todo corpo do bebê. Olhos e orelhas estão na posição correta. Se for menino, a próstata começa a aparecer. Nas meninas, os ovários descem até a pelve. O coração da mamã bate mais forte  para bombear o maior volume de sangue. Seu útero está do tamanho de um abacate. Os seios começam a se preparar para produzir o colostro, o primeiro alimento do bebê.

15-semanasSemana 15

O bebé mede 8 cm da cabeça ao cóccix, e 12 cm no total. A cabecita mede aproximadamente 3 cm. Os ossos continuam a calcificar. Pode abrir e fechar a boca. Engole líquido amniótico e elimina-o através da urina. Já pode ser definido o sexo pelo exame ultra-som. Através da ecografia já é possível distinguir o sexo do bebé.

Sexo na gravidez

Pode praticar sexo durante a gravidez, o seu bebé está protegido e o pénis não o alcança. A relação sexual só é contra-indicada em alguns casos de histórico de aborto e quando há perda de líquido amniótico ou sangue.


Semana 16

O feto já não consegue ser visto inteiro na ecografia, o seu médico irá mostrar-lhe por partes. A ossificação do esqueleto fetal progride rapidamente nesse período. Nesta semana o comprimento do bebê deve variar entre 108 e 116mm e o peso é de 80g. As pernas estão mais longas que os braços. O bebé já faz algumas expressões faciais como franzir a sobrancelha e caretas. Ainda é difícil sentir os movimentos do bebê. Agora que está completamente formado, as preocupações ficam para o crescimento e desenvolvimento.

17-semanasSemana 17

Existe muito movimento por parte do bebé, mas continua sem ser sentida pela mãe. O coração da mãe aumenta em cerca de 40% o seu ritmo para responder ás necessidades do bebé. O bebé está com cerca de 11 a 12 cm de comprimento, e com peso em torno de 100 gramas. A placenta está seguindo o crescimento do bebé, crescendo de acordo com o feto. Nesta semana, desenvolve-se uma gordura de cor acastanhada, que possui um papel importante na produção do calor. A pele do bebé continua translúcida e sem gordura subcutânea. O bebé já boceja , já tem impressões digitais. a partir desta semana já pode começar a sentir o bebé mexer.

Semana 18

Nos fetos de sexo feminino, os ovários já estão diferenciados. Os testículos, nos fetos masculinos, iniciam sua descida para a bolsa escrotal. Os primeiros movimentos do bebé poderão ser sentidos 18semanasapartir desta semana. O bebé já pesa aproximadamente 150 gramas e mede de 12,5 a 14 cm de comprimento. O bebé já pode ouvir os batimento cardíacos e outros barulhos que o sangue faz a correr pelo cordão umbilical. O peso ideal para a mãe serão apenas 5 kg.







Desenvolvimento do feto … da 19ª à 20ª semana de gravidez

19-semanasSemana 19

Os sistemas circulatório, digestivo e urinário já funcionam harmoniosamente. O feto deglute parte do líquido amniótico e elimina urina no líquido. A barriga da mamã já se encontra bastante evidenciada.
O bebé pesa cerca de 200 gramas e mede aproximadamente  13 a 15 cm de comprimento.
O cérebro é um dos primeiros órgãos a surgir que continua a crescer. Os sistemas circulatório, digestivo e urinário funcionam e o bebé movimenta-se com muita frequência respondendo a estímulos externos. Mamã deve ter cuidado com a coluna pois com o aumento de peso poderá causar algumas dores. Não use sapatos altos e para aliviar as dores na coluna tome banhos de água quente.

20 semanas fetoSemana 20

Entre a 20 e 24 semanas de gestação pode se realizar o ecografia morfológica, que é o exame não invasivo mais detalhado que existe actualmente para o estudo da função dos órgãos e sua morfologia. É a ecografia apropriada para realizar o rastreamento de várias malformações fetais e placentárias. O peso fetal é de aproximadamente 500gramas. Poderá surgir a produção de colostro (muito importante para o bebé). O bebé está com aproximadamente 260 gramas, e mede de 14 a 16 cm de comprimento. As glândulas sebáceas formam-se, têm a função de proteger a pele do bebé que se encontra em contacto com o líquido amniótico.
Nesta fase da gestação deverá tomar atenção: se se sentir muito cansada. Fale com o seu médico pois poderá ser sintoma de anemia (falta de ferro no organismo) Poderá comer : carne vermelha, gema de ovo, fígado e vegetais verde-escuro, e solicitar ao seu médico suplementos de ferro.

Desenvolvimento do feto … da 21ª à 23ª semana de gravidez

21-semanasSemana 21

O bebé encontra-se aproximandamente com 18cm e pode pesar 300g. A mãe deverá ter cuidado com os alimentos, evitar doces e comida com muita gordura. O sangue do bebé já se encontra preparado com glóbulos vermelhos e brancos que se preparam para a defesa. O sistema digestivo já começa a funcionar e as substâncias sólidas são envidas para o intestino grosso. O bebé está muito grande o que pode originar algum inchaço na mamã. Aconselhamos a beber muita água e a elevar as pernas algum tempo durante o dia.

22-semanas-jpgSemana 22

Esta semana o bebé está poderá medir cerca de  19cm e pesar aproximadamente 350g. Nesta semana já se consegue ver os pêlos. As papilas gustativas estão em formação. Seu útero está aproximadamente 2cm acima do seu umbigo.

Viajar

Se pretende viajar, poderá fazê-lo sem problemas, convêm apenas caso a viagem seja muito grande que descanse de duas em duas horas para melhorar a circulação sanguinea. Procure informar-se também o hospital mais proximo para onde irá passar os dias.

23 semanasSemana 23

O seu bebé está agora com aproximadamente 20 cm e pesa cerca de 450 gramas. Mexe-se bastante dentro do útero, e as suas pernas apresentam um grande desenvolvimento. A mamã está com mais sede, deverá aumentar a ingestão de água, e sempre que puder descanse as suas pernas. O seu útero a quase 4cm acima do seu umbigo.

Desenvolvimento do feto … da 24ª á 25ª semana de gravidez

24ªsemanaSemana 24

O bebé ouve tudo reage aos estímulos externos inclusive á voz da mãe. O bebé distingue  as vozes e tons. O comprimento céfalo-nádegas é em torno de 21cm, e o peso em torno de 650g. As cambalhotas que o bebé dá são cada vez mais sentidas pela mãe, pois o bebé está cada vez maior.O útero deve estar uns 5cm acima do umbigo.  Se sentir câimbras principalmente quando estiver a descansar. Poderá ser  cansaço e ou falta de alguns nutrientes. Faça alguns alongamentos e inclua na sua refeição alimentos ricos em sódio, potássio e cálcio.

Semana 25

O comprimento do seu bebé pode estar por volta de 22cm e pesar25ª semana600g. O seu bebé já tem medidas mais proporcinais nesta fase, mas ainda tem pouca gordura. Não se esqueça em ter cuidados com a pele pois pode fazer estrias, para as evitar beba bastante água e utilize cremes apropriadas  para gravidas. Nesta fase, e através da ecografia já terá que saber se é Menino ou Menina.



Desenvolvimento do feto … da 26ª à 28ª semana de gravidez

26.. semanasSemana 26
O bebé mede aproximadamente 23 cm e pesa 800 gramas. Inicia-se o terceiro trimestre de gestação, que é caracterizado pelo aumento de peso fetal. Através da ecografia poderá ver o contorno dos dedos da mãos e dos pés, falta apenas o desenvolvimento interno de alguns órgãos.
27-semanas7Semana 27
O bebé mede aproximadamente 24 cm e pesa 950g. já tem mais hipóteses de sobreviver sem sequelas se o bebé nascer prematuramente. Já passa algum tempo acordado, recebendo os estímulos do exterior. O útero da mãe encontra-se a 7cm acima do umbigo. Não se esqueça de continuar a fazer uma boa alimentação rica em muitos nutrientes.
Semana 28
A medida do bebé é de 25cm aproximadamente e o seu peso perto dos 1000g. Apartir desta semana o bebé começa a mexer-se menos pois o seu tamanho já não o permite. O útero está a 8cm acima do umbigo. A mamã pode começar a ter dificuldade em respirar, esta dificuldade irá acompanhá-la até ao parto. Por volta desta altura deverá ter aumentado cerca de 10 Quilos. Pode começar a surgir uma 28semanalinha escura que vai do umbigo até aos pêlos púbicos, é também chamada de linha negra que irá desaparecer até um ano depois do nascimento do bebé. Cuidado com os diabetes gestacionais, que se podem desenvolver durante a gravidez, o que significa que tem demasiada glicose no sangue. O diagnóstico é feito através do exame de glicemia em jejum. A mãe diabética deverá seguir uma dieta rigorosa prescrita pelo médico.

Desenvolvimento do feto … da 29ª à 31ª semana de gravidez

29-semanasSemana 29

O comprimento do bebé esta semana é de 26cm e seu peso de 1100g. O feto inicia os movimentos respiratórios dentro o útero. O bebé continua a aumentar de peso, muda constantemente de posição e gosta muito de brincar com o cordão umbilical. O sistema nervoso central do bebé possibilita controlar a temperatura do seu corpo.  O colostro pode começar a sair do seu peito por isso não estranhe se sair um liquido com uma aparência amarelada. Nesta fase a mãe deve ter muito cuidado, pois a redução do fluxo sanguineo pode causar algum inchaço nas pernas e nos pés, deve calçar um numero de sapatos maior que o habitual e deverá fazer algumas caminhadas.

  

Semana 30

A medida do bebé deve estar em torno de 27cm e seu peso 1250g. A partir desta semana o bebé pode assumir a posição de cabeça para baixo, ou seja  a posição do parto normal. Neste30 semana terceiro trimestre faça uma alimentação saudável. Poderá começar a sentir algum desconforto para dormir, no entanto a posição que exige menos esforço é deitar-se do lado esquerdo. Fale com o seu bebé e verá que existe uma reacção á comunicação, e com sorte receberá um pontapé como resposta.

Semana 31

31-semanasA medida do feto esta semana é de 28cm e já pesa 1400g. A estrutura ossea do bebé é forte e a partir deste semana o bebé já não irá crescer ao mesmo ritmo, irá concentrar-se em aumentar o seu peso. A mãe nesta fase irá sentir dores nas costas. O útero está a 11cm acima do umbigo.








Desenvolvimento do feto … da 32ª á 34ª semana de gravidez

32-semanasSemana 32

O comprimento do feto é de aproximadamente 29cm e seu peso é de 1700g. As contracções uterinas fisiológicas, que preparam o útero para o trabalho de parto, iniciam-se lentamente nesta fase. A gestante pode sentir a barriga “endurecer” por curtos períodos de tempo e não rítmicos. O bebé movimenta-se menos devido ao seu tamanho e á sua falta de espaço dentro do útero. O seu útero está a 12cm acima do umbigo. É solicitado nesta fase um novo exame de urina e sangue, bem como também deverá fase mais uma ecografia. As consultas começam a ser quinzenais.

Semana 33

O bebê está com 30cm de comprimento e 2000g de peso. O corpo do bebé está mais redondo e sua pele apresenta uma acentuada palidez. Aqueles pêlos fininhos que cbriam a pele começam a desaparecer. O bebé começa a preparar-se para nascer armazenando ferro. Como está cada vez maior, este começa a comprimir os orgãos da mamã. A33-semanas mãe começa a ir mais vezes á casa de banho e deverá ingerir mais liquidos e comer mais vezes ao dia em pequenas quantidades. A mamã deverá organizar a mala com o enxoval do bebé e também com as suas coisas pessoais para levar para a maternidade.

Semana 34

A medida do bebê nesta fase é de 32cm com peso em torno de 2300g. Nesta fase a mãe continua a sentir as contracções indolores chamadas Braxton hicks, conhecidas como falso trabalho de parto. Tome atenção se as contracções forem superiores a quatro por hora durante o seu descanso poderá significar sinal de parto prematuro. O bebé começou a desenvolver o seu sistema imunológico que o vai proteger contra  algumas infecções mais pequenas.

Desenvolvimento do feto … da 35ª à 37ª semana de gravidez

35semanSemana 35

O comprimento do feto chega a 33cm e seu peso a 2550g. Os pulmões do bebé deixam de ser imaturos, o seu bebé se nascer poderá respirar sozinho e sem ajuda. A barriga da mãe estará mais descida, pois o bebé como está mais gordinho e como se está a preparar para nascer encontra-se mais baixo. Seu útero está 15cm acima do seu umbigo.Cuidado mãe com os inchaços na face e nas mãos, poderá ser sinais de pré-eclampsia, procure de imediato o seu médico. O seu bebé reconhece a sua voz, fale com ele e transmita-lhe todo o carinho e amor que sente, pois ficará mais calmo.

Semana 36

O comprimento do bebê está em torno de 34cm, com peso de 2750g.  
parto normal: as contracções iniciam, dilatam o colo do útero até 10 cm. A mãe pode optar pela epidural que lhe36-semanas retirará a dor. O bebé é expelido pelas contracções e logo  a seguir sai também a placenta.

Semana 37

O bebé tem aproximadamente 35cm e pesa cerca de  2950g. Apartir desta semana é comum realizar-se o exame chamado CTG (A Cardiotocografia). Este exame tem o objectivo de estudar a biofísica do feto, permitindo avaliar o bem-estar materno-fetal. O CTG permite a monitorização do feto a partir do exterior. É colocado sob o abdómen da mãe, sobre o fundo do útero e acima do umbigo, avalia e regista a frequência, regularidade e duração das contracções uterinas.
CTG-.O bebé já pode nascer sem ser considerado prematuro. Não obstante é a partir desta semana que a massa corporal do bebé aumenta consideravelmente, á volta de 200 a 250 g por semana. Já se encontra em posição para nascer a qualquer momento, já poderá saber caso não esteja com a cabeça para baixo se o parto será normal ou cesariana. As consultas passam a ser semanais, para ver se o colo do útero está amadurecido ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário